AVIN - Avaliação Integrada
O processo de avaliação deve ser sempre contínuo e integrado. Pensando de forma abrangente e holística, que o Colégio Estadual Araucária, criou o AVIN, um processo de avaliação escolar, que visa identificar resultados, falhas e rumos para a Escola. O AVIN não se resume em ser provas aplicadas aos alunos, mas sim em um momento de reorganizar e replanejar o Colégio.
O AVIN ocorre duas vezes ao ano, e avalia o desempenho de alunos, professores, direção, agentes educacionais I e II e pedagógico.
Como acontece?
1º Prova do AVIN.
Baseado nos Planos de Trabalho Docente, a escola organiza uma avaliação integrando todas as disciplinas e conteúdos escolares, de modo a avaliar habilidades e competências básicas que devem ter sido apropriadas pelos estudantes naquele período escolar. O AVIN segue as diretrizes do ENEM e a proposta de trabalho docente. A prova é aplicada uma vez ao ano para alunos das primeiras e segundas séries, e duas vezes ao ano para alunos da terceira série. A partir dos resultados do AVIN os professores discutem metodologias e propostas, e realizam o replanejamento anual.
2º Avaliação Administrativa
Por meio de um questionário, pais, alunos e professores avaliam o desempenho dos serviços prestados pela instituição. São avaliados nesse momento os seguinte itens:
a) Direção: prestação de contas, organização, planejamento.
b) Agentes Educacionais I e II: serviços administrativos, merenda escolar e serviços gerais.
c) Pedagógico: acompanhamento dos professores e alunos, evasão escolar, atendimento familiar.
3º Avaliação pedagógica e docente.
Por meio de questionários, os alunos avaliam o desempenho dos professores e da equipe pedagógica, é preciso ressaltar que todo o processo avaliativo procura definir estruras de melhoria, e em momento algum identificar destaques positivos ou negativos. Não há premiações nem punições aos resultados individuais na avaliação.
4º Avaliação dos Órgãos Colegiados.
APMF
Conselho Escolar
Grêmio Estudantil.
CARTA DE METAS
Após concluído todo o processo de AVALIAÇÃO INTEGRADA, será redigido um documento que recebe o nome de CARTA DE METAS, com metas a serem cumpridas por cada um dos segmentos da escola a longo, médio e curto prazo. A Carta proposta de cada ano será publicada no site do Colégio e na Agenda da Escola do ano seguinte.