Histórico
Em 1999 teve inicio as atividades do Colégio Estadual Araucária.
Na intenção de atender os alunos da zona rural o Governo do Estado do Paraná em parceria com a Prefeitura de Araucária, criou o C.E.A., que passou a funcionar no período noturno em regime de dualidade com a Escola Municipa João Sperandio, na localidade do Rio Abaixinho. O primeiro diretor do Colégio foi o Professor Artur Geni de Lacerda, professor na cidade e ex diretor do Colégio Júlio Szymanski.
A instituição passou a atender jovens provenientes de diversas regiões, entre elas Palmital, Guajuvira de Cima, Rio Abaixinho, Tiête, Onças, Lagoa Grande, Campo Redondo.
Em 2003 a prefeitura deu inicio ás obras do prédio da nova escola, e o Colégio Araucária passou a funcionar em instalações improvisadas no barracão da comunidade da região. No segundo semestre de 2004 as aulas começaram na nova unidade escolar, no entanto, a partir de 2006 o novo prédio começou apresentar rachaduras e problemas estruturais, e em maio de 2007 o prédio foi interditado, obrigando o Colégio Araucária a mudar de endereço.
A partir de 2007 o as aulas passaram a acontecer nas dependencias da Escola Irmã Elizabeth Werka, aumentando a distância entre a escola e a casa dos estudantes.
Em 2008, o Colégio Estadual Ana Kava, localizado no Tiête, passou a oferecer ensino médio noturno, com isso, metade dos alunos do Colégio Araucária passaram a estudar nessa outra escola, fazendo com que o número de turmas do colégio diminuisse de seis, para cinco.
Em 2009 e 2010 aumentou significativamente o número de alunos do centro da cidade e dos bairros da região, a partir disso, o Colégio passou a atender tanto alunos da zona rural como urbana.
RELAÇÃO DE DIRETORES
1998 - Artur Geni Lacerda
Maria Aparecida Iargas
2004 - 2008 - Cláudia Talochinski Cordeiro
2009 - 2011 - André Gotfrid